'***NOTICE***




This wiki has been deleted. This is just a read-only backup for your convenience. Go to couchwiki if you want a real wiki with community input. contact us if you have any questions.






Porto Alegre

a backup of the cs wiki

Jump to: navigation, search

Hello everyone! This page is under construction... so bear with us... It will look good soon! And, of course, contribute! =)

Contents

CouchSurfing Porto Alegre

Página no site principal


O que fazer em Porto Alegre?

Passeios diurnos (caminha, caminha, caminha...)

Centro Histórico

Por sua antiguidade, o Centro Histórico é o bairro de Porto Alegre que concentra a maior parte dos marcos históricos e patrimônios culturais e arquitetônicos da capital gaúcha. Em uma visita rápida, pode ser percorrido em aproximadamente 2h, somente para reconhecimento histórico e cultural. Para conhecer melhor os prédios e suas características, vale dedicar um dia a essa região da cidade. Se você é daquele tipo que passa horas em um museu... bom, reserve então dois ou três dias de viagem!

Praça Marechal Deodoro

A Praça da Matriz, atual Praça Marechal Deodoro, está no coração de Porto Alegre e é onde a história da cidade começou, com a construção da primeira igreja, hoje Catedral Metropolitana. Ali também teve início a Revolução Farroupilha. Em torno da Praça existem importantes edifícios, como o Palácio Piratini (sede do governo estadual), a Assembléia Legislativa e o Theatro São Pedro.

Palácio Piratini

O Palácio Piratini é a atual sede do Poder Executivo do Rio Grande do Sul. Possui aquitetura predominantemente neoclássica, bonitos jardins e salões com obras de arte. É aberto à visitação pública, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas (menos nas quintas-feiras à tarde), com guias em português, inglês, francês, espanhol e libras.

Catedral Metropolitana

A Catedral Metropolitana de Porto Alegre está intimamente ligada à origem de Porto Alegre. Foi a paróquia que ajudou a criar a cidade, em função da necessidade de seus novos moradores – imigrantes açorianos e funcionários do governo federal – por serviços religiosos. Em 1772, Dom Antônio do Desterro, bispo do Rio de Janeiro, criou a Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, separando-a de Viamão, mandando construir uma nova igreja em substituição à capela existente. A criação da Freguesia marca o ano da fundação da cidade. O atual prédio da catedral foi construído no século 20.

Igreja da Nossa Senhora das Dores

A Igreja das Dores começou a ser construída em 1807, mas só teve suas obras concluídas em 1904. Possui estilo arquitetônico com influências barrocas e neoclássicas, além de uma bonita (e grande) escadaria. Foi tombada e declarada patrimônio histórico e artístico nacional em 1938, sendo a única igreja de Porto Alegre tombada em nível nacional. (Rua dos Andradas, 597)

Quartéis

Os prédios históricos do Comando Militar do Sul (CMS) são antigas edificações localizadas na Rua dos Andradas, em ambos os lados da Igreja das Dores e no trecho defronte, no centro de Porto Alegre, pertencentes à divisão sulina do Exército Brasileiro e à sua força auxiliar, a Brigada Militar do Rio Grande do Sul.

Casa de Cultura Mario Quintana

A Casa de Cultura Mário Quintana era o antigo Hotel Majestic, onde morava o poeta. É possível conhecer o antigo quarto de Quintana que encontra-se conservado e conferir exposições de arte permanentes e temporárias. A Casa também conta com um teatro e um cinema com ofertas diferenciadas de filmes. (Rua dos Andradas, 736 - Fone: (51) 3221-7147)

Praça da Alfândega

Recanto tradicional da cidade, a Praça da Alfândega está no centro de Porto Alegre, sendo cercada por importantes construções, algumas delas históricas, como o Santander Cultural e o MARGS. Sua origem data de fins do século 18, surgindo no local onde era o antigo porto fluvial da cidade. De segunda a sexta-feira é possível conferir uma grande quantidade de vendedores de rua com suas barracas, comercializando principalmente artigos artesanais. E, desde 1955, sempre na primeira quinzena do mês de novembro, acontece na praça a tradicional Feira do Livro de Porto Alegre.

Memorial do Rio Grande do Sul

Criado em 1996 com a ideia de privilegiar a cultura gaúcha. Está situado onde esteve a antiga sede dos Correios e Telégrafos por quase um século, e se traduz num centro de informação e divulgação da história do estado, reunindo objetos, mapas, gravuras, fotos, livros, imagens iconográficas e depoimentos importantes sobre os principais fatos ocorridos no Rio Grande do Sul. Visitação gratuita de terça a sábado, das 10h às 18h. (Rua Sete de Setembro, 1020 - Praça da Alfândega - Fone: (51) 3224-7210)

Link: http://www.memorial.rs.gov.br/

Santander Cultural

Instituição localizada na Praça da Alfândega e voltada à integração e à difusão da diversidade das linguagens e dos conteúdos artístico-culturais. Comprometido com a cultura contemporânea, atua nos campos das artes visuais, música, cinema e reflexão. Sempre tem alguma exposição, cinema, musica, legal para ir conferir. Aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 19h.

Link: http://www.santandercultural.com.br/

MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul)

Instalado em um edifício centenário, sede da antiga Delegacia Fiscal do Tesouro Nacional, foi inaugurado em 1974. O prédio foi tombado pelo Patrimônio Estadual em 1983. Acervo: 2.087 obras, entre pinturas, esculturas, objetos, gravuras e desenhos de artistas gaúchos. Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 17h, com entrada franca. (Praça da Alfândega, 1010 - Fone: (51) 3227-2311)

Link: http://www.margs.rs.gov.br/

Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo

Construído na década de 20, o prédio pertenceu ao Clube dos Caçadores, ponto de encontro obrigatório de políticos e intelectuais, e foi utilizado também como casa de jogos. Atualmente o abriga em seu espaço salas para exposições, o Memorial Érico Veríssimo, biblioteca, salas de projeção audivisual, Café Monjolo e Museu de Eletricidade do Rio Grande do Sul, entre outros. (Rua dos Andradas, 1223 - Fones: (51) 3226-7974 e 3226-5342)

Link: http://www.cccev.com.br/

Mercado Público

Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre, o Mercado Público Central foi inaugurado em 1869 para abrigar o comércio de abastecimento da cidade. O Mercado oferece os mais variados produtos regionais e naturais, especiarias e artesanato. Tombado como um bem cultural, passou entre 1990 e 1997 por um processo de restauração, recuperando a concepção arquitetônica original. Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30. Sábados das 7h30 às 18h30. (Largo Glênio Peres, Centro)

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/mercadopublico/

Caminho dos Antiquários

Passeio cultural que pode ser realizado de segunda a sábado, com um trecho do Centro Histórico de Porto Alegre com arquitetura típica do início do século passado e onde se concentram cerca de 20 lojas de antiguidades, além de butiques, bares e restaurantes. Aos sábados ocorre a tradicional Feira em que expositores, lojistas e artistas espalham pela rua seus móveis e objetos antigos, além de obras de arte e artesanato, que compõem uma atmosfera peculiar. De segunda a sexta, das 10h às 17h; nos sábados, feira na rua das 10h às 16h. (Rua Cel. Fernando Machado, Rua Marechal Floriano Peixoto e Rua José do Patrocínio, Centro de Porto Alegre)

Link: www.caminhodosantiquarios.com.br

Solar dos Câmara

Prédio histórico e centro cultural mantido pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. É considerado o mais antigo prédio residencial da cidade. (Rua Duque de Caxias, 968 - Fone: (51) 3210-2003)

Link: http://www.al.rs.gov.br/SolarDosCamara/index.asp

Museu Júlio de Castilhos

Casarão construído em 1887, serviu de moradia para eminentes figuras gaúchas. O acervo do museu é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e dividido em diversas catalogações, como armaria, arte náutica, documentos, filatelia, indumentária, instrumentos musicais e de trabalho, mobiliário, numismática, regionalismo, utensílios domésticos e viaturas, entre outros. De terças a sábados, das 10h às 18h. (R. Duque de Caxias, 1231)

Link: http://www.museujuliodecastilhos.rs.gov.br/

Curiosidade: Museu mal-assombrado?
Duas mortes trágicas ocorreram nas dependências do Museu Júlio de Castilhos – a de Júlio de Castilhos, em 1903, vítima de uma cirurgia realizada em seu próprio quarto para a retirada de um tumor; e a de sua esposa, Honorina, em 1905, que, inconformada com a morte do marido, se suicidou num dos aposentos da casa. Essas mortes têm suscitado a fama de a instituição ser mal-assombrada. Desde a década de 70, quando se intensificaram as visitas ao museu, até a atualidade, depoimentos de populares e funcionários atestam a visão de fantasmas circulando pelo ambiente. Um dos casos mais conhecidos refere-se a um vigilante noturno que, após fazer a guarda no museu, pediu demissão, apavorado com a companhia indesejável que tivera na noite anterior.

A orla do Guaíba

Seja lago, rio ou estuário, o Guaíba é o mais clássico cartão postal de Porto Alegre. Sua orla, que se estende por grande parte da cidade, encontra destaque no centro e na zona sul, onde a galera local passeia e curte o pôr-do-sol.

Usina do Gasômetro

Inaugurada em 1928, a usina forneceu energia elétrica à base de carvão mineral até 1974, quando foi desativada. Em 1991, a prefeitura abriu o prédio à população, criando um dos principais centros culturais da cidade. Conta com cinema, espaços para exposições e terraço com vista para o Guaíba – o local perfeito para fotografar o entardecer em Porto Alegre. (Av. Presidente João Goulart, 551 - Centro - Fone: (51) 3289-8100)

Link: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smc/default.php?reg=7&p_secao=19

- Avenida Beira Rio: quer encontrar os porto-alegrenses no fim de semana? Vá à Avenida Beira Rio, nas imediações da Usina do Gasômetro – quem não estiver ali, deve estar no Parque da Redenção (ver mais abaixo). Nos sábados e domingos, o trecho da avenida que vai da usina até o Shopping Praia de Belas é fechado para o trânsito, virando um espaço de esporte e lazer.

- Cais do Porto: situado no centro da capital, o Cais, além de sua importância econômica, também é um ponto diferenciado da orla. Dois de seus armazéns são abertos à visitação durante o ano inteiro, e o espaço é também sede de eventos culturais, como a Feira do Livro (aqui linkar: http://www.feiradolivro-poa.com.br/) e a Bienal do Mercosul (aqui linkar: www.fundacaobienal.art.br/).

Link: http://www.hagah.com.br/locais/jsp/default.jsp?regionId=1&action=detail&uf=1&local=1&locale=C1&ingrid=143021

- Fundação Iberê Camargo: criada em 1995 pela viúva do pintor gaúcho, a Fundação reúne o acervo de mais de 4 mil obras deixadas pelo artista. Sua sede, inaugurada em 2008, foi projetada pelo arquiteto português Álvaro Siza, um dos cinco arquitetos contemporâneos mais importantes do mundo, e transformou-se em um centro cultural. De terça a domingo, das 12h às 19h; quintas até as 21h; visitação gratuita. (Av. Padre Cacique 2.000 - Fone: (51) 3247-8000)

Link: http://www.iberecamargo.org.br/

- Estádio Beira-Rio: estádio do clube de futebol Sport Club Internacional, está localizado às margens do Guaíba. É o maior estádio do sul do país e será sede dos jogos da Copa de 2014.

Link: http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=4&setor=29

- Calçadão de Ipanema: localizado na zona sul de Porto Alegre, o bairro Ipanema fica a aproximadamente 10km do centro da capital. O calçadão é ponto de encontro tradicional no bairro, bom para dar uma caminhada, tomar um chimarrão ou fazer tempo em um dos muitos bares instalados no local.

Link: http://www.overmundo.com.br/guia/calcadao-de-ipanema

- Passeio de barco/Cisne Branco: embora o Guaíba não sejam exatamente apropriado para banho, uma alternativa para aproveitar suas águas é fazer um passeio de barco. Entre as opções está um ícone da cidade, o Cisne Branco (aqui linkar: http://www.barcocisnebranco.com.br), que há 20 anos navega no Guaíba. Também há outras alternativas, com saídas da Usina do Gasômetro e da zona sul.

Link: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/turismo/default.php?p_secao=151

Parques

Porto Alegre também tem extensas áreas verdes em regiões centrais.

Parque da Redenção

Ponto de encontro de todos os porto-alegrenses, o Parque Farroupilha (mais conhecido como Redenção) é um dos espaços mais democráticos da cidade. Inaugurado em 1935, em comemoração ao centenário da Revolução Farroupilha, o parque tem 37 hectares e está localizado entre os bairros Cidade Baixa e Bom Fim, próximo ao centro da capital. O programa tradicional é sentar em seus gramados e tomar um chimas, pegando sol e conversando com os amigos – preferencialmente aos domingos, dia de Brique.

Link: http://www.aredencao.com.br/

- Brique da Redenção: criada em 1982, a feira de artesanato do Bom Fim se desenvolveu e hoje é uma das principais atrações da cidade. Aos domingos, das 9h às 17h, reúne artesanato e antiguidades nas calçadas da Rua José Bonifácio, lateral ao Parque da Redenção. Nos sábados, o mesmo espaço recebe feira de artigos ecológicos (pela manhã) e artesanato (à tarde).

Link: http://www.briquedaredencao.com.br/

- Parque Moinhos de Vento: localizado no bairro de mesmo nome, o Parcão, como também é conhecido, oferece opções de lazer como jogging, patinação, quadras de esportes e aparelhos de ginástica. Conta ainda com uma réplica de moinho açoriano, no qual funciona uma biblioteca infantil.

Link: http://wikimapia.org/46334/pt/Parque-Moinhos-de-Vento-Parc%C3%A3o

- Jardim Botânico: aberto em 1958, está entre os cinco maiores do Brasil, com área de 39 hectares. Aberto à visitação de terça a domingo, das 8h às 17h, ingressos a R$2. (Rua Dr. Salvador França, 1427 - Jardim Botânico - Fone: (51) 3320-2024)

Link: http://www.fzb.rs.gov.br/jardimbotanico/

Em outros pontos da cidade

Nem só nas áreas centrais estão localizadas as atrações porto-alegrenses.

Estádio Olímpico

Estádio do Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense, inaugurado em 1954 em jogo contra o Nacional de Montevideo. Está localizado no bairro Azenha.

Link: http://www.gremio.net/page/view.aspx?i=estadio&language=0

- Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS: exposição pública permanente, com mais de 10 mil metros quadrados, onde cerca de 750 equipamentos interativos estão expostos para visitação diária. Uma experiência imperdível, o museu se destaca pelos trabalhos de paleontologia e arqueologia e pela alta tecnologia. Visitação de terça a domingo, das 9h às 17h, ingressos a R$ 12. (Av. Ipiranga, 6681 – Partenon – Fone: (51) 3320-3521)

Link: http://www.pucrs.br/mct/

- Passeio na Linha Turismo: uma boa opção para quem está cansado de caminhar, a Linha Turismo passeia com os visitantes pelos principais pontos turísticos da cidade. O ônibus tem o segundo andar aberto e é equipado com sistema de áudio em português, inglês e espanhol. Também oferece alternativa de passeio pela zona sul da capital. De terça a domingo, com quatro saídas diárias e ingressos entre R$ 8 e R$ 15. (Travessa do Carmo, 84 - Cidade Baixa)

Link: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/turismo/default.php?p_secao=285

EU QUERO VER GENTE! Onde ir à noite?

Cidade Baixa

Tradicional bairro boêmio de Porto Alegre, a noite da Cidade Baixa foi incrementada nos últimos anos, com um sempre crescente número de bares e casas noturnas, localizadas principalmente nas ruas Lima e Silva, República e João Alfredo.

- Bares: o bairro tem alternativas para todos os gostos quando o assunto é bar, das mesas de plástico na calçada a ambientes com decoração diferenciada. Apolinário (www.apolinariobar.com.br), Bar do Beto (www.bardobeto.com.br), Copão (http://www.foodportoalegre.com.br/estabelecimentos/copao.aspx), Entreato (www.entreato.com.br/), Pedrini (http://www.hagah.com.br/restaurantes/jsp/default.jsp?regionId=1&action=detail&uf=1&local=1&locale=C1&ingrid=27376), Pinacoteca (http://vejabrasil.abril.com.br/porto-alegre/bares/29640/pinacoteca-cafe), Pinguim (http://www.hagah.com.br/restaurantes/jsp/default.jsp?regionId=1&action=detail&uf=1&local=1&locale=C1&ingrid=3790), Prefácio (http://vejabrasil.abril.com.br/porto-alegre/bares/29704/prefacio), Zelig (www.zelig.com.br/)

- Para dançar: as casas noturnas da Cidade Baixa se localizam principalmente na Rua João Alfredo e têm no samba-rock, no rock e na MPB seus estilos preferenciais, em geral com música ao vivo. São exemplos desse gênero o Bongô (www.bongobar.com.br), o Mr. Dam (www.mrdam.com.br/), o Nega Frida (www.negafrida.com.br/), o Paraphernália (www.paraphernalia.com.br) e o Preto Zé (www.pretoze.com.br/). No bairro também está uma das casas mais tradicionais de Porto Alegre, inaugurada em 1983: o Opinião (www.opiniao.com.br/). Englobando diversos gêneros musicais, com destaque para o rock, o Opinião tem pista de dança e também é casa de shows, com capacidade para 2 mil pessoas.

- Botecos (ceva barata): o maior charme desses bares simplesinhos é o preço da cerveja, que varia entre R$ 3,50 e R$ 5. Bar do Rossi (http://www.apontador.com.br/local/rs/porto_alegre/bares_e_casas_noturnas/C40163921C323S3232/rossi_bar.html), Cachorro do Élio (http://vejabrasil.abril.com.br/porto-alegre/comidinhas/29785/cachorro-do-elio), Villa Acústica (http://vejabrasil.abril.uol.com.br/porto-alegre/bares/29638/villa-acustica)

Moinhos de Vento

Bairro residencial e comercial de alto padrão, o Moinhos de Vento também concentra boa quantidade de bares e pubs, principalmente nas ruas Padre Chagas e Fernando Gomes, esta última conhecida como “Calçada da Fama”. Se destacam o Dublin Irish Pub (www.dublinpub.com.br/), o Mulligan Irish Pub (www.mulligan.com.br/) e o Caminito (http://vejabrasil.abril.com.br/porto-alegre/bares/32422/caminito-bar-e-restaurante).

Outros bairros, outros jeitos

- Beco (Cabaret e Porão): as duas casas, localizadas na Avenida Independência, se destacam pelo rock e pela música eletrônica, reunindo públicos variados.

http://www.beco203.com.br/

- Ocidente: aberto em 1980, é uma das referências da noite porto-alegrense. Transitando do rock ao eletrônico, o Ocidente é palco de shows e eventos culturais, tem balada GLS nas sextas-feiras e vira restaurante vegetariano ao meio-dia.

www.ocidente.com.br/

- Odomodê: o Espaço Afro Odomodê desenvolve atividades nas áreas social e cultural. Aos domingos, a partir das 18h, ocorre o tradicional show de samba com marakatu, que põe todo mundo para dançar.

http://ong.portoweb.com.br/afrosul/default.php

- Shamrock Pub: pub irlandês criado, em 2002, por um irlandês que radicou-se na cidade. O pub também é ponto de encontro de estrangeiros e praticantes da língua inglesa.

http://www.shamrockpub.com.br/

- Sierra Maestra: bar de temática cubana, com decoração especial, bom para dançar salsa nos fins de semana.

www.sierramaestra.com.br

Turismo gastronômico: o que você não pode deixar de provar

Dia desses um visitante disse que a comida porto-alegrense é “honesta”: boa quantidade por bom preço. Seja como for, é difícil encontrar prato mal servido por aqui. Começa pelo “xis”, adaptação gaúcha para o que chamam de cheeseburger: é uma refeição completa dentro de duas fatias de pão massinha, que custa em torno de R$ 7. Depois, o cachorro-quente de carrocinha, que também é de saciar qualquer fome, com preço que varia de R$ 3 a R$ 5. Para completar, o à la minuta, possível versão porto-alegrense para o bife a cavalo: além de carne, ovos e batata frita, o prato leva arroz e salada – se bobear, rola até um feijãozinho.

Lanches

  • Salada de Frutas com sorvete da Banca 40 e Doces de Pelotas da Casa de Pelotas no Mercado Público
  • O tradicional "xis" gaúcho no Cavanhas

Para almoço e janta

A autêntica cozinha italiana

O bom e barato à la minuta

As churrascarias tradicionais, com shows de gauchismo

As churrascarias boas e baratas

As opções de almoço para os vegetarianos

Em caso de emergência...

Sabemos o quão desagradável é estar viajando e repentinamente precisarmos de um pronto atendimento médico. Sendo assim, separamos algumas sugestões:

Hospitais públicos

HPS

HCR

Hospitais particulares

HMV

HSL

Postos de Saúde

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/sms/default.php?p_secao=843

Posto de Saúde Modelo

Postão IAPI (PAM 4)

Postão PACS

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/sms/default.php?p_secao=279

Personal tools